RESUMO

Habilitar profissionais para planejar, controlar e realizar ações relativas à manutenção eletromecânica, seguindo normas técnicas, ambientais, da qualidade e de segurança e saúde no trabalho.

 

PROGRAMAÇÃO DO CURSO


COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA: 
Comunicação: elementos, processo e tipos; 
Técnica de Intelecção de Texto: análises textual e temática; 
Parágrafo: estrutura interna e unidade interna; 
Descrição: de objeto, de processo e de ambiente; 
Dissertação; 
Relatório: estrutura e tipos; 
Estruturas-padrão de redação técnica; 
Fundamentos da computação; 
Editor de Texto; 
Internet. 

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS: 
Eletricidade: eletrostática, circuitos de corrente contínua, circuitos elétricos em corrente alternada. 
Instalações Elétricas: sistema elétrico, sistema tarifário, projeto e montagem de instalações elétricas industriais, inspeção de instalações industriais. 
Primeiros Socorros a acidentados de Choque Elétrico. 
Normas e Procedimentos: técnicas, ambientais, qualidade, segurança e saúde no trabalho. 

MEDIDAS E REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS: 
Desenho Técnico: Tipos de linha, perspectiva isométrica, projeção ortogonal, desenho de corte, tipos de cotagem, escalas, acabamento superficial, tolerância, desenho de conjunto. 
Controle Dimensional: sistemas de medidas, instrumentos e equipamentos de medição e controle. 
Tecnologia de Materiais: materiais ferrosos, materiais não ferrosos, tratamento térmico e termo-químico dos aços, corrosão, ensaios de materiais. 
Normas e Procedimentos: técnicas, ambientais, qualidade, segurança e saúde no trabalho. 

HIDRÁULICA E PNEUMÁTICA: 
Hidráulica: acessórios, fluidos hidráulicos, bombas, atuadores, válvulas hidráulicas, circuitos hidráulicos; 
Pneumática: fundamentos, produção, preparação e distribuição do ar comprimido, cilindros pneumáticos, válvulas pneumáticas, circuitos pneumáticos. 
Normas e Procedimentos: técnicas, ambientais, qualidade, segurança e saúde no trabalho... 

MANUTENÇÃO ELETROMECÂNICA: 
Processos de fabricação: fundição, laminação, extrusão, trefilação, dobrar e curvar, estampagem, forjamento, usinagem com remoção de cavaco, soldagem. 
Sistemas de produção; Elementos de fixação; Elementos de vedação; Elementos de transmissão; Operações manuais; Operações com máquinas; Lubrificação industrial; Ferramentas; Procedimento estruturado para intervenção; Redutores; Compressores; Motores; Bombas centrífugas e helicoidais; Máquinas de usinagem; Manutenção em mancais de rolamentos; Instalação de máquinas; Equipamentos de levantamento e transporte; Equilíbrio de cargas; Técnicas de içamento; Segurança no manejo de cargas; Normas e procedimentos. 

ELETROELETRÔNICA: 
Física dos semicondutores; Diodos; Retificadores; Transistor bipolar; Polarização de transistores; Tiristores; Circuitos integrados; Soldagem de componentes eletrônicos; Fontes chaveadas; Eletromagnetismo; Transformadores; Motores de corrente contínua; Motores de corrente alternada; Inspeção de instalações industriais e máquinas elétricas; Comandos elétricos; Eletrohidráulica e eletropneumática; circuitos eletro-hidráulicos e eletropneumáticos: tipos, interpretação, identificação de problema; Sistemas de partida; Inversores de freqüência; Sensores; Controladores programáveis; Teoria de controle; Comando Numérico Computadorizado; Normas e procedimentos. 

GESTÃO DE PESSOAS: 
Planejamento, organização e controle. 
Administração do tempo: princípios, dificuldades, ferramentas. 
Liderança: percepção, diferenças individuais, estilos de liderança. 
Trabalho em equipe: cooperação e competição, compromisso e comprometimento, iniciativa pessoal. 
Análise de problemas e tomada de decisão ? APTD: técnicas para resolução de problemas, formas de administração de conflitos. 
Comunicação: condução de reunião, empatia. 
Processo de mudança: elementos, gerenciamento, agentes, paradigmas. 
Visão sistêmica aplicada à empresa: teoria de sistemas, elementos de um sistema, objetivo do estudo de sistemas, elementos da estrutura organizacional. 
Motivação: ciclo motivacional, hierarquia de necessidades, fatores motivacionais. 

ADMINISTRAÇÃO DA MANUTENÇÃO: 
Controle da manutenção; Logística de manutenção; Gestão da manutenção; Avaliação de desempenho; Aplicativos gerenciadores da manutenção; Princípios da qualidade total; Papel da manutenção no sistema da qualidade; Fatores de implantação da qualidade; Ferramentas da qualidade; Sistema ISO 9000 na manutenção; Ferramentas para solução de problemas; Sistemas de gestão ambiental nas industrias. Norma ISO 14000. Gerenciamento de resíduos. 
Controle de efluentes. Fontes e controle de poluentes. Prevenção da poluição ao meio ambiente. Legislação ambiental na manutenção. 

MANUTENÇÃO INDUSTRIAL: 
Aplicação de técnicas preditivas: fundamentos, monitoração de parâmetros, técnicas preditivas. 
Lubrificantes: tribologia, especificação, desempenho. 
Prestação de serviços de manutenção pró-ativa: análise de contrato, análise de relatório, desenvolvimento de fornecedores, avaliação de desempenho. 
Abordagem estatística de falhas: medidas de tendência central, probabilidades de falha e sobrevivência em idade determinada, funções de densidade de probabilidade, perfil da falha ao longo da vida de um equipamento, disponibilidade de instalações. 
Manutenção baseada na confiabilidade: processo de manutenção baseada na confiabilidade, fluxograma de decisão (criticidade), risco, etapas de implantação, funções e padrão de desempenho, estudo das falhas, tarefas, planilhas, sistema de informações. 
Normas e Procedimentos: técnicas, ambientais, qualidade, segurança e saúde no trabalho. 

PROJETO: 
Projeto: definição; características; análise de viabilidade; concepção. 
Planejamento do projeto: proposição do objetivo; coleta e análise de dados; elaboração de cronograma de desenvolvimento; previsão de recursos; determinação do custo; definição de critérios de avaliação. 
Desenvolvimento do projeto: alocação de recursos; execução; avaliação. 
Apresentação do projeto: técnicas, identificação de recursos; definição de programação.