RESUMO

O Curso Técnico de Informática tem por objetivo habilitar profissionais para desenvolver programas de computador, lendo e interpretando as especificações técnicas, regras do negócio e paradigmas da lógica e das linguagens de programação, aplicando metodologias e processos e utilizando sistemas operacionais, banco de dados e ambientes integrados de desenvolvimento de sistemas.

 

PROGRAMAÇÃO DO CURSO


COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA
Comunicação; 
Níveis de fala; 
Níveis de Correção Textual; 
Parágrafos; 
Expressão Oral; 
Tipologia Textual; 
Textos Empresariais. 

FUNDAMENTOS DE HARDWARE
Sistemas de Numeração Ponderados; 
Algarismos Significativos; 
Grandezas Elétricas; 
Potência Elétrica; 
Segurança no Trabalho; 
Estrutura dos Microcomputadores Padrão PC (Personal Computer); 
Microprocessadores; 
Memórias; 
Circuitos Chipset; 
Placas Mãe; 
Armazenamento de Dados em Massa; 
Barramentos; 
Interfaces; 
Multimídia; 
Monitores de Vídeo; 
Aterramento e Filtros para Transientes; 
Eletrostática; 
Fontes de Alimentação Chaveada; 
Tipos de Gabinetes; 
Dissipadores; 
Periféricos; 
Descrição dos Dispositivos para Fixação do Hardware; 
Montagem, Conexões e Configuração da CPU; 
Instalação e Configuração de Componentes, Placas de Expansão e Dispositivos Periféricos na Placa-Mãe; 
Instalação e Configuração de Sistemas Operacionais de Código Fechado; 
Instalação e Configuração de Sistemas Operacionais de Código Aberto. 

FUNDAMENTOS DA INFORMÁTICA
Sistemas Operacionais; 
Processamento de Texto e Formatação de Documentos; 
Cálculos e Gráficos com Planilha Eletrônica; 
Apresentações com Slides Eletrônicos; 
Internet; 
Consequências Provocadas pela Utilização do Computador. 

FUNDAMENTOS DE PROGRAMAÇÃO  
Fundamentos; 
Variáveis; 
Constantes; 
Operadores; 
Instruções de Entrada e Saída de Dados; 
Estrutura Condicional; 
Estrutura de Repetição; 
Vetores e Matrizes; 
Manipulação de Arquivos. 

FUNDAMENTOS DE REDE
Redes de Computadores; Arquitetura de Protocolos; Órgãos de Padronização; Normas e Especificações Técnicas. 
Modelo Osi Camada Física: Definição; Características; Simbologia; Aplicabilidade; Topologia; Sistemas de Comunicação de dados; Multiplexação; Modems; Meios físicos de transmissão de dados. 
Modelo Osi Camada de Enlace: Definição; Características; Simbologia; Aplicabilidade; Redes sem fio. 
Modelo Osi Camada de Rede: Definição; Características; Simbologia; Aplicabilidade; Protocolo IP. 
Modelo Osi Camada de Transporte: Definição; Características; Simbologia; Aplicabilidade; Serviços; Endereçamento; Controle de Conexão; Controle de Fluxo; Aplicabilidade; Controle de Erros; Transporte de dados. 
Modelo Osi Camadas Superiores: Sessão; Apresentação. 
Segurança de Redes: Cavalo de Tróia; Vírus; Anti-virus; Hacker; Cracker; Phreaker; Firewall. 
Serviços Básicos de Redes: DNS ( Domain Name System); DHCP (Dynamic Host Control Protocol); Compartilhamento de Pastas; Compartilhamento de Impressora. 

INGLÊS TÉCNICO
Estratégias de Leitura e Interpretação de Textos em Língua Estrangeira; 
Gêneros Textuais em Inglês. 

ALGORITMOS
Recursividade; 
Estruturas de Dados Básicas; 
Algoritmos Clássicos de Ordenação: (em vetores); 
Busca de Padrões em Strings e Aplicações. 

INTERFACES PARA WEB 
Estrutura Básica de Páginas de Internet; 
Criação de Páginas de Internet; 
Formação de Páginas de Internet; 
Ferramentas Gráficas; 
Criação de Script em Página de Internet. 

PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS
Programação Orientada a Objetos; 
Orientação a Objetos; 
Linguagem de Programação; 
Estrutura Condicional; 
Estrutura de Repetição; 
Tratamento de erros; 
Vetores e Matrizes; 
Coleções; 
Manipulação de Arquivos Texto; 
Manipulação de Arquivos XML; 
Aplicações Visuais; 
Distribuição de uma Aplicação. 

BANCO DE DADOS
Banco de Dados; 
Comando DDL; 
Comandos DML; 
Consulta com Operadores; 
Funções de data e Hora; 
Funções Matemáticas; 
Funções String; 
Funções de Agregação; 
Agrupamento de Dados (Group By); 
União de Dados (Union); 
Associação de Tabelas; 
Subconsultas; 
Visão; 
Stored Procedure; 
Function; 
Triggers. 

PROGRAMAÇÃO PARA WEB
Preparação do Ambiente; 
Linguagem de Programação para Internet; 
Banco de Dados; 
Servidor de Aplicação para Internet; 
Framework; 
Programação Rica para Internet. 

PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS
Programação para Dispositivo Móvel; 
Aplicativo Móvel; 
Dados; 
Construção de Widgets; 
Construção de Animações e Gráficos. 

GESTÃO DE PESSOAS
Planejamento; 
Organização; 
Controle; 
Administração do Tempo; 
Liderança; 
Trabalho em Equipe; 
Análise de Problemas e Tomadas de Decisão APTD; 
Comunicação; 
Processo de Mudança; 
Visão Sistêmica Aplicada á Empresa; 
Motivação. 

PROJETOS 
Projeto; 
Planejamento do Projeto; 
Processo de Desenvolvimento de Software; 
Ciclo de Vida do Software; 
Verificação e Validação.