A oportunidade para os jovens iniciarem uma carreira de sucesso.

Os Cursos de Aprendizagem Industrial do SENAI-SP ajudam jovens que concluíram o Ensino Fundamental a começarem uma carreira profissional.

É uma oportunidade de crescimento, totalmente gratuita, para jovens entre 14 e 24 anos, idade máxima para conclusão.

Orientações as Empresas

Para maiores informações e orientações CLIQUE AQUI para acessar o Manual da Aprendizagem.

 

PROCESSO SELETIVO SUSPENSO - CLIQUE AQUI PARA MAIS INFORMAÇÕES!

 


PROCESSO SELETIVO 2° SEM. 2020 APRENDIZAGEM INDUSTRIAL

CALENDÁRIO DO PROCESSO SELETIVO

INSCRIÇÕES ENCERRADAS 

Edital - (Orientações e Informações)

IMPORTANTE: Verifique nos Editais os períodos para a impressão da Guia de Inscrição, que informa o dia, o local, o horário e a sala onde fará a prova, do resultado e da matrícula. Qualquer divergência, por favor, comunique-se com a unidade escolar para a qual se inscreveu e solicite ajuda.

O que estudar (Programa da Prova

 

ACOMPANHAMENTO DO PROCESSO SELETIVO (Impressão da Guia de Inscrição e verificação da situação da inscrição)


NOVO PERÍODO DE INSCRIÇÃO: das 14h do dia 28/02/2020 até às 21h do dia 10/03/2020

Prova de seleção: 22/03/2020

Divulgação do gabarito (escolas e internet): 23/03/2020, a partir das 14h 

Divulgação dos resultados (escolas): 11/05/2020, a partir das 14h 

Período de matrícula:

Candidatos Classificados: 11, 12 e 13/05/2020

Suplentes (1ª chamada): 14/05/20

Suplentes (2ª chamada): 15/05/20

IMPORTANTE: Consultar a escola para saber o horário para matrícula.


PREVISÃO DE VAGAS: 274

Clique sobre o curso para saber mais informações

 

DURAÇÃO DOS CURSOS:

800 HORAS - aproximadamente 01 ano

1.600 HORAS - aproximadamente 02 anos

 

PERÍODO DA MANHÃ: das 07:30 às 11:30

PERÍODO DA TARDE: das 13:10 às 17:10

INÍCIO DAS AULAS – Previsão: JULHO/2020

 

DO PROCESSO SELETIVO:

NOVO PERÍODO DE INSCRIÇÃO: das 14h do dia 28/02/2020 até as 21h do dia 10/03/2020

INSCRIÇÕES ENCERRADAS 

 

QUEM PODE SE INSCREVER:

a) candidatos encaminhados formalmente por  empresas  contribuintes  do SENAI-SP  que tenham, no mínimo,  14 anos na data de início do curso e,  no máximo,  idade que  lhes permita concluir o curso antes de completar 24 anos e  que  já  tenham concluído o   Ensino  Fundamental   ou   que   estejam  matriculados  em  curso que lhes permita concluir o Ensino Fundamental até o início das aulas JULHO/2020.

b) para a ocupação de Eletricista de Manutenção Eletroeletrônica, o requisito de idade é de, no mínimo, 16 anos na data de início do curso e, no máximo, idade que lhe permita concluir o curso antes de completar 24 anos.

c) para a ocupação de Soldador, o requisito de idade é de, no mínimo, 18 anos na data de início do curso e, no máximo, idade que lhe permita concluir o curso antes de completar 24 anos.

 

DA INSCRIÇÃO:

Para inscrição, o candidato deverá possuir RG e CPF.

O candidato indicado por empresa fará uma “pré-inscrição”, via Web, no endereço www.sp.senai.br e, ao finalizar a inscrição, será informado, por meio de uma mensagem, de que sua inscrição será validada mediante a entrega da carta de encaminhamento na secretaria da Escola SENAI, no período de 28/02 à 10/03/2020.

Acessar e ler o Edital do processo seletivo;

Preencher eletronicamente o requerimento de inscrição, selecionando até 3 ocupações/turnos oferecidos pela Escola, em ordem de prioridade, devendo a 1ª opção corresponder à ocupação indicada pela Empresa que o encaminhou;

A impressão da Guia de Inscrição, ficará sob a responsabilidade do candidato, que deverá imprimí-la no link “Acompanhamento do Processo Seletivo”, localizado no mesmo endereço acima citado, a partir da data divulgada no Edital. 


IMPORTANTE:

a) Cada Empresa poderá indicar, preferencialmente, até 5 (cinco) candidatos para cada vaga que pretenda efetivamente preencher; encaminhando o ANEXO A, no período de 28/02 à 10/03/2020.

b) O candidato poderá inscrever-se em uma única Escola SENAI.

c) Não serão aceitas Cartas de Indicação de Candidatos, cujas Empresas não tenham enviado previamente ao SENAI Carta de Reserva de Vagas (Anexo B) e que não sejam beneficiárias do SENAI-SP.

d) O resultado da seleção somente será divulgado após a confirmação, pelas Empresas, dos candidatos que serão contratados como aprendizes de acordo com a Reserva de Vagas enviada ao SENAI.

e) Serão chamados para matrícula exclusivamente os candidatos aprovados que serão contratados como aprendizes pelas Empresas solicitantes de vagas.

f) A prova de seleção será aplicada em 22/03/2020.


PRINCIPAIS DÚVIDAS:

A CARTA de indicação é um documento que a Empresa preenche com seus dados e do candidato (RG, CPF, Telefones) indicando-o a participar do processo seletivo da aprendizagem industrial, de acordo com o Curso do interesse da Empresa.

A CARTA confirma a inscrição do candidato e permite que o mesmo realize a prova de seleção.

 

SIM, desde que tenha os pré-requisitos para realização dos Cursos, conforme Edital.

No entanto, somente participarão do processo seletivo (prova) os candidatos encaminhados formalmente  por  empresas  contribuintes/ beneficiárias  do SENAI-SP, através da CARTA de indicação, que deve ser entregue na secretaria do SENAI de 28/02 à 10/03/2020.

 

Sem a CARTA não é possível realizar a prova pois todas as vagas abertas e solicitadas em nossos Cursos foram reservadas por Empresas, às quais contratarão os candidatos selecionados na condição de aprendiz.

 

É de responsabilidade do candidato solicitar a CARTA DE INDICAÇÃO em Empresas de Ribeirão Preto e região.

DICA: Entre em contato com as principais Empresas de Ribeirão e verifique se as mesmas mantem aprendizes com o SENAI. Caso positivo, verifique na Empresa se é possível conseguir a CARTA de indicação na Empresa para que o candidato participe do Processo de Seleção.

As Empresas entregam suas cartas de indicação através de critérios próprios. O SENAI não interfere nos critérios de indicação das Empresas.

 

NÃO. Somente as Empresas contribuintes/beneficiárias do SENAI que tenham solicitado vagas em nossos Cursos de Aprendizagem.

OBS: Caso o aluno entregue uma carta de uma Empresa que não solicitou vagas conosco, a inscrição não será validada.


De acordo com o Edital, a 1ª opção do Curso realizada no ato da inscrição pelo site, deve corresponder á ocupação indicada pela Empresa (à vaga da Empresa)

 

Através da Ficha de Cadastro, preenchida no site do SENAI de Ribeirão Preto.

* Atenção: Caso a Empresa entre em contato com o candidato, ao atender a ligação da Empresa recomendamos que anotem os dados e orientações.

 

NÃOAs Empresas não autorizam o SENAI a divulgar seus nomes.

DICA: É importante pesquisar nas Empresas de Ribeirão Preto, falar com familiares que trabalham nessas Empresas, buscar na internet, etc.

 

NÃO.

Quem tem a Carta de Indicação é a Empresa.


NÃO.

Pois para cada vaga que a Empresa solicitar ao SENAI poderá indicar até 05 candidatos a essa vaga. Os candidatos indicados farão a prova de seleção e, se habilitados no processo seletivo, a Empresa receberá a classificação dos mesmos e escolherá quem ficará com a vaga inicialmente reservada no SENAI. A seleção pela Empresa obedecerá seus critérios internos.

 

Leiam atentamente o EDITAL DO PROCESSO SELETIVO, disponível no site do SENAI-SP e se atentem a todas as Etapas.

Recomendamos que o candidato faça a INSCRIÇÃO no SITE após o recebimento da CARTA de Indicação pela Empresa pois, conforme Edital, a 1ª opção de Curso selecionada pelo candidato na Inscrição deve coincidir com o Curso mencionado na CARTA de Indicação da Empresa.